segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Atividade 4.3 Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas
A tecnologia e os diverso meios de comunicação foram criados a partir do domínio técnicos da eletricidade e das ondas eletromagnéticas atuam na disseminação de cultura, moral e ideológica. Por isso, não há mídia que não possa ser usada na escola e no mundo, e que são usadas no espaço extra-escolar por alunos e professores, deveria ser do interesse da escola usá-las ou refletir junto aos alunos sobre o modo como as usamos, que expressam compreensões conceituais a respeito das mídias. A proposta, criada pelo British Film institute (BFI) . Quais pude me aprofundar as observações. Em todas as três haviam trabalhos sendo realizados com, sobre ou através das divesas mídias, bem como salas de computadores em uso.
Atividade 4.2 Repositório educacionais de material multimidia
Os vídeos do portal do professor é muito rico para favorecer o trabalho do educador dando incentivo aos alunos trazendo informações rápidas através da tecnologia, sabemos que a mídia é um grande desafio em nosso país, sendo utilizado por todas as instituições. EX nas escolas portal do professor, portas curtas, TV Escola ... os vídeos estão de parabéns.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Atividade 4.1 Conhecendo objetos multimídia
Três vídeos foram visto, o primeiro foi feito imagens diversas dando vida a paisagem o segundo foi uma apresentações usando balões para produzir sons diferentes acompanhado por um teclado, o terceiro vídeo um grupo de dança se apresentaram batendo palmas e saltando em diferentes movimentos.
Atidade 3.5 conceito de currículo eo processo de interação de tecnologias ao currículo
O “Currículo são as disciplinas de um curso escolar”. Quando se trata de um curso escolar, não podemos deixar de falar em metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como foi programado. Quando se trata de um curso escolar, não podemos deixar de falar em metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como foi programado. Ao escolher e colocar em prática esta nova ferramenta metodológica, o professor estará abrindo caminho para uma aprendizagem construtivista que estará proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vínculo com os alunos, pois deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimento proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimento , proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimen
Atividade: 3.3 – Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 3 currículo, Projetos e tecnologias
Atividade: 3.3 – Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursista: Rosirene dos Santos Borges Terezinha Pereira Costa
Unidade Escolar: Escola Municipal Int. Leôncio de Sousa Miranda
Função que atua: Gestora
Data: 19/10/12
Modalidade / Nível de Ensino: Educação Infantil
Componente Curricular: Natureza e sociedade
Tema: Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula, as crianças de 5 anos poderão:
- Conhecer danças de diferentes povos e/ou regiões;
- Experimentar a dança como manifestação cultural de um povo e/ou região;
- Contribuir na construção de um texto coletivo a partir de uma entrevista (funcionalidade social).
Duração das atividades
Entre 20 e 30 minutos durante três dias aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, ‘A Dança na Educação Infantil: filmes que ensinam’ e a ‘A Dança na Educação Infantil: o movimento que se expressa na arte’, que contemplam a história da dança na humanidade, as danças contemporâneas e o movimento nas artes plásticas e que se encontram publicadas nesse portal.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 - CONHECENDO COCO DE RODA POTIGUAR
1º momento – O professor deverá fazer um levantamento prévio sobre os tipos de danças que as crianças conhecem. Explorar este momento indagando e possibilitando a fala de todos.Em seguida, o professor poderá convidar a turma para assistir a um vídeo sobre uma dança da região, po exemplo, O Coco de Roda.
No site abaixo é possível assistir/gravar vídeo sobre dança da cultura regional brasileira
http://www.cultura.gov.br/site/2006/04/20/videos-da-teia-a-rede-de-cultura-do-brasil/
2º momento –
O professor deverá contextualizar historicamente a dança assistida em vídeo ou internet: como surgiu, em que período/contexto, onde é dançada e como se dança.
Estas informações devem ser expostas no mural da sala em folha de cartolina,de preferência na altura das crianças.
Estas informações devem ser expostas no mural da sala em folha de cartolina,de preferência na altura das crianças.
ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O CARIMBÓ DO PARÁ
1° MOMENTO
Assistir o vídeo sobre o CARIMBÓ. Inicialmente o professor deve questionar se as crianças conhecem a dança do carimbó, se já ouviram falar desta dança. Depois convidar as crianças para apreciarem a dança através de DVD.
2° MOMENTO
Contextualizar historicamente a dança: como surgiu, em que período/contexto surgiu, onde é dançada, como se dança...
3° MOMENTO
Vivenciar a dança com as crianças incentivando-as a se lançarem a experiência. É fundamental o envolvimento do professor demonstrando prazer/alegria em dançar.
4° MOMENTO
Após assistirem o vídeo e realizarem a vivência sobre a dança, as crianças receberão papel e material de desenho como lápis de cor, caneta colorida e giz de cera para registrarem suas impressões sobre a dança REGISTRO DIRIGIDO SOBRE A DANÇA REGIONAL ASSISTIDA/VIVENCIADA
www.paic.seduc.ce.gov.br/download/.alfabetizar_letrar.doc
ATIVIDADE 3 - CONHECENDO DE OUTRO PAÍS
A DANÇA DO VENTRE- “Dança religiosa provave lmente originária do Egito, dançada pelas sacerdotisas dos templos egípcios” (Hass e Garcia 2006)
O professor poderá convidar uma dançarina de dança do ventre, por exemplo, para vir até a escola para conversar com as crianças sobre as características da dança, assim como, apresentar-lhes alguns passos.
1° MOMENTO
Inicialmente o professor deverá planejar previamente a visita com as crianças, organizando blocos de perguntas para serem feitas ao profissional. Estas perguntas, para não serem esquecidas (funcionalidade da escrita), podem ficar expostas no mural da sala em uma folha de cartolina, com o título:
O que queremos sabe sobre a DANÇA DO VENTRE?
Durante a elaboração da entrevista o professor pode ampliar as perguntas do grupo a fim de contemplar informaçãoes acerca da sua origem, do lugar onde é dançada, como se dança, como se vestem as pessoas que dançam, entre outras.
2° MOMENTO
As crianças recebem a dançarina e iniciam as perguntas
3° MOMENTO
Vivenciar a dança com as crianças incentivando-as a se lançarem a experiência. É fundamental o envolvimento do professor demonstrando prazer/alegria em dançar.
° MOMENTO
Para finalizar a aula, o professor pode sugerir o registro coletivo desta entrevista, elencando algumas questões norteadoras, como:
- Como aconteceu a visita?
- O que descobrimos/aprendemos sobre dança do ventre?
- O que sentimos ao dançar?
É importante realizar o registro em folha de papel madeira ou peso 40, para que seja fixado no mural da sala e consultado sempre que houver necessidade , a altura das crianças, para que compreendam a função social da leitura e da escrita.
Recursos Complementares
Projetor multimídias
Internet
Vídeo
Caixa de som
Avaliação
Ao final da aula o professor deverá avaliar:- Como as crianças interagiram com as diferentes vivências de ritmos e movimentos (danças regionais e de outro país);
- O envolvimento na elaboração dos textos coletivos (entrevista e relato da visita da dançarina);
- O nível em que se encontram na escrita e na leitura.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7865
Atividade 3.2 Contextualizando a mudança
Realizamos uma reunião com os pais a respeito da indisciplina dos alunos que esta deixando a desejar na escola usamos o data show passamos uma mensagem para reflexão e debatemos a mesma onde foram abordados a importância da tecnologia para favorecer uma palestra
Atvidade 3.1 Fórum: Explorando o Software HAGAQUÊ
O HAGAQUÊ chegou para favorecer o trabalho dos professores através do conhecimento e criatividade para atrair e atenção dos alunos e o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) é considerado uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros, além de ser uma excelente ferramenta para o trabalho com alunos com necessidades especiais, um editor de HAGAQUÊ consiste em histórias riquíssimas em quadrinhos com fins pedagógicos.
Atividade 3.1 contextualizando a mudança
São utilizadas as estratégias através de roda de conversas atividades motivacionais (sites), atividades interativas, auditivas e visuais, atividades práticas (digitação) sempre que poder trabalhar em grupo com as crianças. Percebe-se o grande interesse das crianças em participar de tais atividades, como também a rapidez com que se da à superação das dificuldades.
Atividade 3.1 Contextualizando a Mudança
Sim sempre as estratégias que desenvolvemos são baseadas nas dificuldades apresentadas pelos educando oferecendo-lhes incentivo e oportunidades de expressar seus desejos, idéia ,conhecimentos e dificuldades, exemplo as crianças de 1º e 2º ano que apresentam déficit de aprendizagem,ou que estão em fase de apresentação que são rapidamente alfabetizadas com o uso das novas tecnologias estratégias abaixo especificadas.
Atividade 2 10 Navegando pela Wikipédia e pelo Wickicionário
A Wikipédia é uma enciclopédia livre onde qualquer pessoa pode colaborar ou contribuir com palavras desconhecidas de cada região. Portanto é uma ferramenta bastante útil para pesquisas em geral, de acesso regularmente para tirar dúvidas. Os principais pontos positivos são a variedade e a praticidade. Ela interfere no cotidiano de todos que utilizam a internet, seus artigos estão, quase sempre, em primeiro lugar nos resultados de buscas .
Wikcionário é um dicionário online no qual serve para descrever todas as palavras de todos os idiomas. Nesse site nós encontramos a sinônimo e o antônimo das palavras.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Atividade: 2.6 – Planejamentos de uma atividade com hipertexto ou internet
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia
Atividade: 2.6 – Planejamentos de uma atividade com hipertexto ou internet
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursista: Rosirene dos Santos Borges Terezinha Pereira Costa
Unidade Escolar: Escola Municipal Int. Leôncio de Sousa Miranda
Função que atua: Administrativo
Data: 26/09/12
Modalidade / Nível de Ensino: Educação Infantil
Componente Curricular: Natureza e sociedade
Arte Visual Linguagem oral e escrita
Tema: Os fenômenos da natureza
O fazer artístico
Falar e escutar
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar as estações do ano
Identificar características das quatro estações do ano
Compreender o movimento de rotação e translação da terra
Compreender como a inclinação da terra e o movimento de translação afetam o clima do planeta define as estações do ano.
Duração das atividades
Aproximadamente 1 aula
Estratégias e recursos da aula
1º momento – Apresentar para os alunos figuras no projetor multimídias sobre elativas às respectivas estações do ano. Ao mostrar cada figura deverá solicitar aos alunos que observem e relatem suas impressões. Levar aos alunos refletir sobre a seguinte perguntas:
O que vocês observam?
- Onde estão as pessoas: na rua, abrigadas em casa, na praia, no parque?
- O que as pessoas estão fazendo?
- Que roupas vestem?
- Usamos estas roupas em períodos frios ou quentes?
- Como são as cores do quadro ou da figura? São cores quentes ou frias?
- Como é a paisagem? O que há nela?
- Como estão as árvores? (Sem folhas, com folhas verdes, com frutos, com flores, com folhas caindo etc.).
- Qual a cor dos campos? O que há nele?
- Durante o ano, ou seja, no período que vai de um aniversário até o outro, vestimos o mesmo tipo de roupas?
- Por que não podemos usar a mesmo tipo de roupas o ano inteiro? (Diferenças de temperaturas, clima, etc.).
- Por que será que o clima muda ao longo do ano?
2º momento – Ao final da discussão, será apresentado o vídeo: Doki descobre as estações do ano. Em sequência será discutido com os alunos algumas das características mostradas no vídeo.* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE
3º momento – Depois os alunos criará um cartaz falando sobre as estações do ano e fazer o mural.
Recursos Complementares
Projetor multimídias
Webquest
Internet
Vídeo
Avaliação
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21731
Atividade 2.4 - Hipertualidade!
“Após assistir o vídeo sobre hipertextualidade” compreende que em um hipertexto existem vários links no qual nos permite visualizar vários recursos digitais e que a forma de leitura no hipertexto permite a singularidade da experiência leitora. Cada leitor/autor produz seu próprio modo de ver o mundo por meio de múltiplos elementos que a rede possibilita à deriva configurando seu próprio espaço e tempo. Por sua desigualdade o hipertexto é construído em rede e por isso muito rico de informações. Com tudo isso a maneira de ensinar não é mais a mesma do passado, por isso nós enquanto professores precisaram usar de maneira dinâmica os hipertextos para enriquecer a nossa pratica pedagógica.
Atividade 2.3 - conceituando hipertexto coletivamente.
Hipertexto pode contribuir com a forma de atuação, do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem decola com mais intensidade.
Portanto o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.
Atividade 2.2 Navegando em busca do conceito de hipertexto
Hipertextos eletrônicos de temáticas idênticas ou semelhantes, cuja ligação é determinada pelo autor da página por meio de uma palavra. Através dos hiperlinks e de seu repertório pessoal o leitor participa da construção da significação que o texto assume, tornando assim cada leitura uma construção particular. É um conceito que relativamente torna se uma ferramenta na elaboração da net.
Atividade 2.1 - Navegação em hipertexto.
A impressão que tivemos ao navegar a deriva pelo portal do professor foi muito boa, através dessa atividade pode conhecer os recursos digitais disponíveis nesse portal. O que me chamou mais atenção foi às sugestões de aula. Percebe que este site constitui uma comunidade de aprendizagem onde os mesmos podem compartilhar suas idéias, propostas, sugestões metodológicas para o desenvolvimento dos temas curriculares e para o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Atividade 1.4 - Pesquisa na Escola
Nome da escola: | Escola Municipal Integrada Leôncio de Sousa Miranda | |||
Número total de docentes da escola: | 22 | |||
Número de docentes entrevistados: | 4 | |||
Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a representação do conhecimento e analise se a postura do aluno é passiva (de recepção de informações) ou se proporciona a participação ativa com autoria dos estudantes. | ||||
Tecnologia | Número de docentes que fazem uso da tecnologia | Postura estudante | Comentarios | |
Leitor/receptor | Autor | |||
Textos impressos | 4 | passivo | ||
Textos digitais | 4 | passivo | ||
Hipertextos | 0 | |||
Apresentações multimídia | 4 | passivo | ||
Páginas Web | 0 | |||
Blogs | 0 | |||
Fotologs | 0 | |||
Wikis | 0 | |||
Imagem | 0 | |||
Video | 4 | passivo | ||
Audio | 4 | passivo | ||
Animação | 4 | passivo | ||
Mapas conceituais | 0 | |||
Jogos | 4 | passivo | ||
Simulações | 4 | passivo | ||
(Outras...) | ||||
Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a interação. | ||||
Tecnologia | Número de docentes que fazem uso da tecnologia | Postura estudante | Comentarios | |
Leitor/receptor | Autor | |||
Correspondência impressa | ||||
Correspondência eletrônica (e-mail) | 0 | |||
Fórum | 4 | passivo | ||
Bate-papo | 0 | |||
Audioconferência | 0 | |||
Videoconferência | 0 | |||
(Outras...) | 0 |
Atividade 1.3- O papel da escola diante das novas tecnologias
De acordo o professor Ladislau Dowbor insiste que as pessoas tem que perder o medo do novo como exemplo as novas tecnologias as pessoas ainda não sabem a importância.
Atividade 1.2-Quem sou como professor e aprendiz?
Ser professor é uma tarefa que têm que está sempre buscando metodologias que atendam as necessidades dos educandos de forma a oferecer um ensino de qualidade formando assim cidadãos conscientes e inclusos no mundo virtual. cada dia surge novos programas de tecnologia de comunicação. para atender a demanda escolar.
Atividade 1.1-Reflexões Iniciais
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursista: Maria das Graças Bastos da Costa, Mariza Ineide da Silva Ribeiro. Teresinha Pereira Costa
Unidade Escolar: Escola Municipal Leôncio de Sousa Miranda, Posto de Saúde do Setor Pestana, Escola Mul. Leôncio de Sousa Miranda.
Função que atua: Secretária, Agente Comunitária de Saúde, Gestora
Data: 21/08/2012
Reflexões Iniciais.
Nossa sociedade vive momentos de muita informação e pouco conhecimento. Atualmente a informação vem em primeiro lugar extrapolando a lógica, quando seria mais fácil para informar.
É estranho porque hoje temos mais meios de aprendizagem, a tecnologia tornou possível novas formas de conhecimento, e mesmo assim quando vemos os índices de aprendizagem percebemos que com tanta informação não conseguimos atingir as expectativas da sociedade, no que diz respeito a cidadania.
Percebemos então que não a educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fosse verdades acabada, é necessário que o educador ensine-os a aprender a aprender a construir o seu próprio saber.
O professor deve usar todos os recursos tecnológicos para fazer com que seu aluno desperte o desejo de aprender. Mas para que isso aconteça é necessário que o professor mude a sua forma de ministrar aulas e também esteja aberto para aprender e adquirir novos conhecimentos, pois o bom profissional da educação é aquele que se considera sempre um aprendiz e esta se aperfeiçoando através das formações continuadas formações estas que estão sempre inovando e apresentando novas formas de compartilhar aprendizado com seus educandos.
Atividade 1 - Apresentação
Eu Teresinha Pereira da Costa, trabalho na Escola municipal Integrada Leôncio de Sousa Miranda, estou na expectativa de que esse curso vem trazer conhecimento, para fortalecer mais o aprendizado para o desenvolvimento das atividades do nosso cotidiano.
Assinar:
Postagens (Atom)